.




sábado, 24 de agosto de 2013

UFMG reprova 75% dos diplomas de Cuba

UFMG reprovou 75% dos médicos formados em Cuba que tentaram revalidar título em 2011 e 2012. Presidente do CRM-MG volta a criticar programa federal.

Ter diploma de medicina de Cuba não é garantia de que um profissional esteja capacitado para atuar em Minas. É o que indica balanço de exames de revalidação de diplomas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo estatísticas da instituição, 75% dos médicos brasileiros ou cubanos formados na ilha caribenha foram reprovados nas provas de 2011 e 2012 – o reconhecimento do título é requisito para que médicos formados fora do Brasil possam atuar livremente no país. 

O governo federal anunciou na quarta-feira a assinatura de termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para que 4 mil profissionais de saúde cubanos atuem no Brasil por meio do programa Mais Médicos, sem necessidade de revalidação de diploma. A medida gerou críticas de entidades médicas. Ontem, o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), João Batista Gomes Soares, voltou a manifestar preocupação com a dificuldade de responsabilizar estrangeiros por eventuais erros. Na quinta-feira, ele disse ao Estado de Minas que denunciará por exercício ilegal da profissão médicos cubanos que estiverem trabalhando no estado sem diploma revalidado Ler matéria completa (clique)
Fonte: Jornal Estado de Minas.

Saiba mais...
 Conselho Regional de Medicina fecha porta a médicos cubanos em Minas Gerais Entidades questionam condições de trabalho para médicos cubanos no Brasil Médicos 'estrangeiros' dizem não temer ameaças do CRM-MG Ministério Público cobra explicações sobre contratação de médicos

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Conselho Regional de Medicina fecha porta a médicos cubanos em Minas Gerais

Conselho regional pretende denunciar por exercício ilegal da profissão os médicos da ilha caribenha que estiverem trabalhando em Minas sem revalidação do diploma no Brasil.
A contratação de médicos cubanos por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, pode virar caso de polícia em Minas Gerais. A ameaça partiu ontem do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), que pretende denunciar os caribenhos por exercício ilegal de profissão, uma vez que o governo permite a vinda desses profissionais sem a obrigatoriedade de enfrentar o processo de revalidação do diploma estrangeiro e o exame de proficiência em língua portuguesa. 

“Se ouvir dizer que existe um médico cubano atuando em Nova Lima, por exemplo, mando uma equipe do CRM-MG fiscalizar. Chegando lá, será verificado se ele tem o diploma revalidado no Brasil e a carteirinha do CRM-MG. Se não tiver, vamos à delegacia de polícia e o denunciamos por exercício ilegal da profissão, da mesma forma que fazemos com um charlatão ou com curandeiro”, avisa o presidente da entidade, João Batista Gomes Soares. Segundo ele, não adiantará o profissional apresentar um papel em que consta ter sido contratado por convênio estabelecido entre Brasil e Cuba.  (grifos nossos)
Leia a matéria completa no Jornal Estado de Minas (clique)

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prefeitos de Varginha e Janaúba pedem investimentos para aeroportos

Os prefeitos de Varginha, Antônio Silva (PTB), e Janaúba, Yuji Yamada (PRP), apresentaram oficialmente ontem ao ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, o pleito para reconfigurar os aeroportos de passageiras das duas cidades para abrigar também operações de carga. No encontro mediado pelo senador Clésio Andrade (PMDB-MG) eles argumentaram que a economia exportadora de suas respectivas regiões confere uma vocação diferente para os terminais.  Leia mais (clique)

Fonte: Jornal Estado de Minas.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Caixa é proibida de reter valores em conta para cobrir empréstimos e financiamentos

Decisão vale para todo o país, mas ainda cabe recurso.
A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) proibiu a Caixa Econômica Federal de debitar valores de contas-correntes ou contas salário de clientes para cobrir parcelas de empréstimos ou financiamentos em atraso. A decisão, que tem validade em todo o território nacional, foi tomada pela 5ª Turma do TRF da 1ª Região, ao apreciar ação civil pública apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a instituição bancária.

No processo, a 5ª Turma declarou a anulação de uma “cláusula-tipo”, usada em diversos contratos, que previa a retenção de valores, mediante inadimplência, de contas destinadas ao recebimento de verbas de natureza alimentar, como salários, pensão alimentícia, pensão previdenciária ou aposentadoria. 
 restrição valerá, também, para contratos firmados com a Caixa, mas não incluídos os empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estes titulares poderão ter os valores descontados em folha, mas somente até o limite de 30% do benefício previdenciário.

A Caixa também foi condenada a devolver, em dobro e corrigidos, os valores retidos dos clientes em contratos firmados nos últimos dez anos. Em caso de descumprimento da decisão, o banco será multado em R$ 20 mil por dia. (grifo nosso)

Em nota divulgada à imprensa, a Caixa informou que já recorreu e aguarda decisão final do Judiciário. “O débito em conta questionado na decisão foi negociado com o cliente e amparou a contratação do empréstimo, diz a nota.
Fonte: Jornal Estado de Minas.

Café: produtores brasileiros buscam ampliar volume de grãos especiais

Divulgação
Fazenda Monte Alegre, um dos maiores produtores de cafés especiais do País
Desde 2009, a produção de cafés especiais no Brasil mantém o ritmo de crescimento de 10% a 15% ao ano. Na safra deste ano, que deve somar 50 milhões de sacas, quatro milhões irão corresponder a cafés especiais. Leia a matéria completa (clique)
Portal IG

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vitrine de Lula (um computador por aluno) atinge apenas 2% dos alunos

Programa "Um Computador por Aluno", que criou expectativas em milhões de estudantes brasileiros ao anunciar laptops na rede pública, naufraga após seis anos. "Falência total", diz professor

Projeto-piloto salientou problemas de infraestrutura das escolas e mostrou que País não pode ter modelo único

Há seis anos, o Ministério da Educação anunciava um projeto que, pelo nome, criou expectativas em todos os milhões de estudantes brasileiros da rede pública: Um Computador por Aluno (UCA). A proposta ambiciosa de distribuir laptops nas escolas tornou-se uma meta do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na prática, o programa alardeado como menina dos olhos do governo federal pouco avançou. Leia mais no IG (clique)

domingo, 11 de agosto de 2013

Falta saber se o ET de Varginha crê no governo

..........................................................................................................................
Talvez no Ministério da Educação, mas essa hipótese tem sido negada no Palácio do Planalto. Outra possibilidade seria chamar o ET de Varginha, merecedor do "maior respeito", segundo a presidente. Mas seria preciso saber, em primeiro lugar, se ele acredita na existência do governo instalado em Brasília ou se o considera mais uma alucinação coletiva ou produto da crendice popular. Mas todos esses detalhes, neste momento, são pouco importantes. Quarta-feira, esta é a grande notícia, foi um dia glorioso para a presidente e para Mantega.
Leia a matéria completa no Estadão Online (clique)