.




sábado, 14 de março de 2009

MARCHA PELO CAFÉ.

Nossa região está ameaçada! Eu, você e todos trabalhadores do campo, do comércio, da iniciativa privada, funcionários públicos desta ou daquela repartição, todos vamos sofrer com o fracasso de nossa maior atividade geradora de empregos e rendas.
O café em nossa região é mola mestre da grande engrenagem do progresso. Se essa atividade cai, todos são derrubados com ela. Pois, faltarão recursos nas cidades, faltarão os tributos arrecadados direta e indiretamente com a cafeicultura. E, o pior: com a crise global não há lugar para se abrigar. Então essa luta acaba por ser de nós todos. Se você achava que isso era uma luta só dos fazendeiros, está na hora de mudar de opinião!...

sexta-feira, 13 de março de 2009

DOMINGO-15 E SEGUNDA-16 PROMETEM SER AGITADOS EM VARGINHA.

Concurso Público e Manifestação do Café.

No próximo domingo, dia 15/03/2009, haverá um grande números de candidatos que prestarão concurso público do TRE em Varginha. São mais de 5.000 candidatos que  com os seus carros, vão congestionar o trânsito na cidade, principalmente na região das faculdades Faceca, Fadiva, Unis e Colégio Marista.
Já na Segunda, dia 16/03/2009,um grande número de produtores rurais do ramo do café, trabalhadores na área e empresários do ramo devem entupir o centro com uma grande manifestação por uma melhor política no setor cafeeiro.(Estimativa de mais de 30 mil participantes).
Por isso, se você tem que vir ao centro nesses dois dias, fique atento. Pois, com certeza não vai ter onde estacionar, o trânsito vai ficar lento com a presença de motoristas de outros lugares e por pessoas não acostumadas  com as vias da cidade.
O que se espera é que as autoridades tenham tomado as medidas cabíveis para que nada aconteça, ao contrário do último concurso público (Caixa Econômica Federal) quando o trânsito literalmente parou.
Não existia ninguém para controlar e orientar os visitantes, a não ser os próprios candidatos da cidade.
Era um tal de entrar na contra-mão, ficar atolado numa via, além daqueles que nem sabiam onde era o endereço de tal faculdade ou tal colégio.
Tinha gente no Jardim Andere procurando a Faculdade de Direito.....


Além de Varginha(5.640 candidatos), teremos provas em Passos (5.470), Pouso Alegre ( com o maior número de concursandos:11503) na Região Sul de Minas.

domingo, 8 de março de 2009

Princesa do Sul

Entrada e saída da cidade rumo a BR 491 e 381( Fernão Dias), importante corredor que se desponta como a principal alternativa como área comercial, conforme se pode observar pelo crescimento de estabelecimentos comerciais instalados nesta avenida, que também já dispõe de agência bancária, seis postos de gasolina, repartições públicas, academia de ginástica, lojas de móveis e as principais concessionárias de automóveis da região.

Avenida Francisco Navarra.

Rua que completa com a Major Venâncio e Princesa do Sul (formada também por um trecho da BR 491) a grande e mais importante via de acesso ao centro comercial, itinerário quase que obrigatório no caminho para alguns bairros e para área industrial da cidade.

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.

O velho templo católico das fotos antigas foi substituído por este cujas obras terminaram nos anos 80, quando a cidade beirava o seu primeiro centenário (1982).
Posted by Picasa

Esta é uma prova que o ET passou mesmo por aqui!

Quem passa pela antiga praça da rodoviária, Getúlio Vargas, parece ser o seu nome verdadeiro, não pode deixar de assistir uma piscadela indecente desse alienígena verdinho que dá as boas vindas àqueles que chegam ao centro da cidade.
Esse pequeno ser esquisito, vindo de não sei de onde, talvez de um mundo próximo ou de um universo paralelo, virou mascote e marca registrada dessa Varginha que de vargem não tem nada. Aliás, tem sim: um bairro do município chama-se Vargem.


Um domingo na São Charbel.

Esta é a rotina da Praça S.Charbel, no Jardim Andere: três mesas onde se revezam aposentados ou não num carteado para matar o tempo.
De vez em quando, alguém grita:"__Truco! Seis!..." E, o silêncio só quebrado pelo ronco dos veículos que passam pela Princesa do Sul sofre mais uma interferência maior. Assim, os jovens senhores da terceira idade, outros nem tanto, exercitam a memória, aliás ótimo para os neurônios daqueles que não querem se importar com mais nada. Verdade? Que nada! Ali, o truco é apenas uma desculpa para sair de casa, fugir da patroa ou para não dormir no sofá. Ali se formam opiniões que, com certeza, influenciam outras pessoas que nunca pararam nem para assistir a cena. E, assim, como dizia o poeta, a vida vai levando....



Varginha também tem o seu castelo.

Clique sobre a foto para ampliar e ver os detalhes!
Não tão suntuoso como aquele do deputado, nem tão valioso e bem mais simples, o castelo de Varginha, uma boate ou coisa parecida, mesmo assim reina imponente no Bairro Santa Luiza. Sua forma nos faz voltar ao passado dos bancos escolares e com certeza provoca a mesma reação nos pequenos: "Rapunzel jogue suas tranças!..."
Ao lado outros vários chalés ao estilo europeu das neves rigorosas do inverno, outros tantos casebres completam a paisagem como se ali morassem os subalternos do reino.

terça-feira, 3 de março de 2009

Um dos arranha-céus da Av.Rio Branco.

Alguns prédios construídos no centro dão um charme de metrópole à outrora vila de passagem dos bandeirantes que depois de vários nomes se transformou em Varginha, que aliás é um nome que não representa bem sua topografia pois de vargem por aqui nada tem.
A cidade não é uma metrópole, mas é um pólo regional de importância para o comércio, para educação e para saúde nessa área do Centro-Sul das Minas Gerais, lugar privilegiado pelas águas minerais de nossas Estâncias e pelo Mar de Minas, a represa de Furnas.

Início da Av. Rio Branco altura da Câmara Municipal.

Este é o mesmo trecho da foto em preto e branco abaixo.
Posted by Picasa

JARDIM DO SAPO

ÚLTIMO REDUTO DE TRANQUILIDADE NO CENTRO DE VARGINHA
Onde ainda se capaz de respirar um ar puro sob as sombras de árvores, cartão postal que nos remete aos bons tempos de outrora fazendo-nos viajar no tempo.

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo (Antiga)

Posted by Picasa

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.


Localizada no começo da Av. Rio Branco - Centro.
Posted by Picasa

Sede da Cooperativa de Café.

Posted by Picasa